Dois Centros de Saúde no projeto “Saúde Oral para Todos”
publicado a 19 de Setembro de 2018

O Município de Gondomar marcou presença, hoje, na cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração com o Ministério da Saúde, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, dando assim um passo importante para a concretização do projeto “Saúde Oral para Todos”.

Com a adesão a este projeto, Gondomar passará a ter no concelho dois consultórios com médico dentista integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), um no Centro de Saúde de São Pedro da Cova e outro no Centro de Saúde de Valbom, garantindo assim o acesso a estes cuidados de saúde aos munícipes com problemas mais graves e com carências económicas.

A Câmara Municipal de Gondomar apoiará a Administração Regional de Saúde do Norte fornecendo as cadeiras de dentista e equipamentos complementares, como o de raios X e outros, num investimento de 100 mil euros, que estenderá os cuidados de saúde e higiene oral a uma população até agora carente destes serviços.
O projeto “Saúde Oral para Todos” permitirá criar consultórios com médicos dentistas em todos os concelhos do território nacional, num total de 289 unidades a funcionar em pleno no ano de 2020. Este ano, o Ministério da Saúde prevê serem atingidos os 92 gabinetes, passando já em 2019 a abranger 210 gabinetes.

Os gabinetes de saúde oral serão instalados nos centros de saúde, cabendo aos médicos de família avaliar e orientar os utentes que necessitem de tratamentos para os médicos dentista. Estão incluídos todo o tipo de tratamentos, como o de cáries, obturações e extrações, estando no entanto excluídas, nesta fase, a colocação de próteses e implantes.

Este projeto faz parte do Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral, um programa que contempla o desenvolvimento do Sistema de Informação para a Saúde Oral e a elaboração de um boletim de saúde oral eletrónico. Este boletim estará disponível na área do cidadão do Portal do SNS, permitindo emitir cheques-dentista por via digital, através do telemóvel ou e-mail.