Ricardinho recebeu a primeira medalha de ouro atribuída no atual mandato

29 de Agosto de 2016
Ricardinho 1 473 1000

Ricardo Filipe da Silva Braga, mais conhecido por Ricardinho, recebeu, hoje à tarde, a primeira medalha de ouro atribuída no atual mandato autárquico. Das mãos de Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Ricardinho recebeu a Medalha de Mérito Desportivo, grau ouro, durante uma receção à Seleção Nacional de futsal, pelas “grandes conquistas, quer nacionais, quer internacionais”, e a “excelente carreira desportiva” do atleta, que “permitiu um maior desenvolvimento do desporto em Gondomar, com a consequente promoção social, turística e económica, projetando e dignificando o Município de Gondomar”.

À Seleção Nacional de Futsal, que ultima em Gondomar a sua preparação para o Campeonato do Mundo da modalidade, Marco Martins formulou votos de boa sorte – “sigam para a Colômbia com muita garra e muita força, vão ter o País de olhos postos em vocês”. A cerimónia, a que também assistiram Hermínio Loureiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Lourenço Pinto, Presidente da Associação de Futebol do Porto, e Pedro Dias, Diretor da FPF, decorreu no Salão Nobre da Autarquia. Seguiu-se um Porto de honra, na Casa Branca de Gramido.

Antes, o Presidente da Câmara recordou que “Gondomar vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2017, após uma boa luta com a rival Coimbra, e esse objetivo foi alcançado porque se trata de um projeto transversal a várias áreas” de intervenção municipal. Marco Martins enalteceu, também, as 15 associações desportivas existentes no concelho que praticam futsal, com destaque para as duas equipas que militam na I Divisão, o que corresponde a um esforço grande que vem sendo desenvolvido por toda a sociedade local.

Dirigindo-se a Ricardinho, um “embaixador de Gondomar”, Marco Martins vincou que “o que estamos a tentar aqui fazer é alavancar Gondomar, com a tua ajuda, o teu apoio, o teu mérito”.

Já Hermínio Loureiro sublinhou a “gratidão” com que o Município de Gondomar agraciou um “gondomarense de gema”, aquele que “é justamente considerado o melhor jogador de futsal do Mundo”. Num “gesto simples e genuíno”, assim classificou a deliberação municipal, Hermínio Loureiro destacou que, “às vezes, não temos noção do alcance, nem da projeção, que o desporto tem na nossa sociedade, e o desporto tem crescido imenso, em particular o futsal, e isso deve-se ao talento extraordinário de Ricardinho”.

A Câmara Municipal de Gondomar deliberou, a 27 de julho, atribuir a Medalha de Mérito Desportivo, em grau ouro, a Ricardinho. A deliberação recolheu a unanimidade dos vereadores.

O documento votado destaca o percurso desportivo de Ricardinho, que nasceu em Valbom, Gondomar, a 3 de setembro de 1985. Ricardinho começou a jogar futsal no Gramidense Infante na época de 1998/1999, passando, depois, pelo Miramar, Benfica, Nagoya Oceans e Inter Movistar, num trajeto em que alinhou 124 vezes com a camisola da Seleção Nacional, tendo sido eleito o melhor jogador do Mundo em 2010, 2014 e 2015.

Em todos estes anos, Ricardinho sempre destacou a sua condição de gondomarense, identificando-se com os valores da sua terra, que divulgou e propagandeou, aproveitando o mediatismo que a sua condição de atleta de alta condição lhe proporcionou.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C