Inaugurado o Moinho do Rio

11 de Junho de 2018
Moinhos do rio 1 473 1000

O Moinho do Rio, Centro de Interpretação Ambiental do rio Tinto, no Trilho Ecológico da Lipor, foi hoje inaugurado, a par com uma escultura do artista Bordalo II que, na parede exterior do moinho agora restaurado, simboliza o processo de renaturalização e recuperação que está a ser levado a cabo no rio Tinto.

Marco Martins, Presidente do Município de Gondomar, recordou os tempos em que estudava e no rio Tinto ainda se pescava. Hoje damos mais um passo para que os peixes regressem, salientou o autarca, perante dezenas de crianças que assistiram à cerimónia.

Também José Manuel Ribeiro, Presidente do Município de Valongo, e Aires Pereira, Presidente da Lipor, destacaram a importância da defesa do ambiente e da despoluição e limpeza do leito do rio.

Esta obra é o culminar de um importante trabalho que a Lipor tem vindo a desenvolver, especialmente no troço com cerca de 500 metros que acompanha o Trilho Ecológico. A recuperação de um antigo moinho, nas margens do rio Tinto, onde está agora instalado um Centro de Interpretação Ambiental, é um importante suporte para a sensibilização da comunidade em defesa deste ecossistema fluvial.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C