Oito propostas em votação no OP18
publicado a 4 de Outubro de 2018

São oito as propostas apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo (OP) 2018 que estão em votação a partir de hoje e até ao próximo dia 12 de outubro. Após análise técnica, que confirmou a conformidade das propostas apresentadas com as Normas de Funcionamento, o OP’18 entra agora numa fase decisiva.

As propostas em votação podem ser consultadas na plataforma do OP.

Podem participar no OP de Gondomar todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, desde que recenseados no Concelho. O portal do OP é a ferramenta essencial para quem quer participar, quer para a introdução de propostas, quer para a sua votação. Pelo que, se pretende participar, é obrigatório o seu registo. Em caso de dificuldade, poderá contar com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da sua área de residência.

Conheça as propostas

• Com a construção do Parque Urbano de Rio Tinto e com o aumento dos locais para a população circular de bicicleta, há a necessidade agora de haver bicicletas disponíveis ao público em geral e aos jovens em particular. Estas bicicletas estariam na Quinta das freiras e no Parque Urbano de Rio Tinto e seriam partilhadas pela população.
  • Dinamização de percursos pedestres, de reconhecimento histórico/cultural (antigo traçado da linha férrea que transportava o carvão de S. Pedro da Cova até ao rio Douro, de um enquadramento cénico fantástico (vale do rio Sousa e Ferreira) e de potenciação da atividade física das pessoas, bem como de dinamização do comércio local (restauração, artesanato, apicultura, etc...).
  • A Vivanimal, Associação de Defesa dos Animais de Gondomar, criada em 20 de janeiro de 2003 que intenta suprimir as carências existentes no concelho de Gondomar no que diz respeito à proteção dos animais abandonados. No final de 2017, celebrou um contrato de cedência do espaço do antigo ecocentro de Rio Tinto, com a Câmara Municipal de Gondomar, comprometendo-se à construção das novas instalações para abrigar aproximadamente 372 animais. Para que a Associação possa desde já iniciar a sua atividade no novo espaço, precisa da construção das boxes necessárias para a instalação dos gatos e dos cães que estão neste momento já em posse da Instituição, mas também, de todos que possam entretanto ser entregues ou resgatados. Por outro lado, o recinto necessita de ser devidamente vedado para garantir as condições mínimas de segurança, proceder à reparação/substituição da instalação elétrica no exterior que foi vandalizada e recuperação do edifício existente de modo a poder servir de receção e armazém. Assim, prevemos que os custos com esta adaptação sejam de 43 000 € (quarenta e três mil euros).
  • O ribeiro de Parada divide o Centro Social de Silveirinhos da sede social da Associação Social Estrelas Silveirinhos. Todos os dias, faça chuva ou sol, o passadiço que une ambas as partes, é atravessado por uma vasta comunidade de crianças, jovens e idosos, quer para usufruirem das valências e atividades postas à sua disposição, quer apenas para conviver.Pretendemos cobrir o passadiço com uma estrutura de aço inox e vidro, criando assim as necessárias condições de segurança e proteção a todos aqueles que diariamente o utilizam.
  • A Pista de Pesca Desportiva de Gondomar a localizar-se nas margens do rio Sousa, na freguesia da Foz do Sousa - Covelo, ocupando cerca de 1/2 quilómetro de extensão. Com pesqueiros e em perfeita sintonia com a natureza, infraestruturas de apoio, tais como, bar, sanitários, entre outras. Pretendemos que seja anfitriã de várias provas de cariz regional, nacional e internacional e de intensa ocupação ao longo do ano pelos gondomarenses, é também um fator contributivo para o desenvolvimento económico do concelho de Gondomar.
  • Nas margens do Rio Douro, junto ao Polis de Gramido e do areal aí existente, podemos encontrar uma área de enorme potencial lúdico onde proponho a construção de uma praia urbana. Este conceito permite tirar partido das condições actuais do local nomeadamente a existência de um areal ribeirinho não considerado como praia e onde podemos conjuntamente com uma nova estrutura simples constituída por 3 ou 4 zonas com um piso liso de cimento e com diversos pulverizadores e repuxos de águas adicionar a ligação a água de uma forma divertida e segura. Será possível assim refrescar continuamente os utilizadores daquele espaço, fazendo as delícias dos miúdos mas também dos graúdos, oferecendo uma experiência diferenciadora e inovadora na região.
  • Construção de Parque aquático adaptado a pessoas com deficiência física e motora e mobilidade reduzida, em terreno municipal, estimando-se a obra no valor de 110. 000, 00€.
  • Construção de Parque Infantil, Corredores Externos Cobertos e Espaço externo coberto na receção ao aluno.