Rede Gondomar Qualific@

30 de Janeiro de 2018
Qualifica 1 473 1000

A assinatura do Regulamento da Rede Gondomar Qualific@ marcou, hoje, o arranque da primeira Mostra Educativa e Formativa do Concelho de Gondomar, que se realiza até amanhã, dia 31 de janeiro, na Sala D’Ouro do Multiusos de Gondomar. O documento estabelece “o planeamento estratégico da qualificação escolar e profissional, em articulação com os diferentes agentes que contribuem para o desenvolvimento local” como o seu principal eixo de ação.

Aurora Vieira, Vereadora da Educação do Município de Gondomar, realçou a importância da aposta na formação como meio para capacitar as pessoas, dando novas oportunidades de vida. “A criação desta rede, pioneira a nível nacional, vem potenciar a oferta que as entidades possuem, criando recursos para aqueles que são o foco, os cidadãos”, expressou a autarca.

Cláudia Valente, Vogal da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), destacou a importância da população adulta retornar a aposta na educação e formação, congratulando o Município de Gondomar e os parceiros desta Rede. Este é um “exemplo de como uma Rede Qualific@ deverá funcionar a nível concelhio”, frisou a responsável da ANQEP.

A cerimónia teve a participação da Orquestra Músicos D’Ouro de Gondomar. Destaque para os testemunhos de um adulto, que viu certificadas as suas competências através de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, e de uma responsável da empresa Leroy & Merlin, que partilhou a experiência de parceria com uma das entidades formadoras do concelho, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR).

A Rede Gondomar Qualific@ é constituída por um Núcleo Executivo, fundador, do qual fazem parte a Câmara Municipal, que coordena, os Centros Qualifica (CQ) do concelho (CQ do Agrupamento de Escolas de Valbom, CQ do Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar, CQ do CINDOR, CQ da Escola Profissional de Gondomar) e o Centro de Emprego de Gondomar. Integram, ainda, esta rede, todas as escolas e outras entidades formadoras do concelho que desenvolvam formação para adultos e pretendam subscrever a respetiva carta de compromisso.

Na mostra estão presentes as escolas e entidades formadoras do concelho que desenvolvem formação profissionalizante, dando a conhecer as suas ofertas formativas, bem como algumas empresas. Durante os dias de hoje e amanhã, as várias entidades presentes promovem diversas atividades levadas a cabo pelos seus formandos, relacionadas com áreas de formação que desenvolvem, de forma a melhor darem a conhecer o seu trabalho à comunidade. Esta mostra está aberta ao público em geral, sendo dirigida particularmente a todos os que procuram uma oferta educativa ou formativa.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C