Espaços verdes

O Sector de Parques e Jardins, inserido no Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos, garante a manutenção de todos os jardins e parques públicos existentes no Concelho, assim como a execução de novos espaços ajardinados.
Esta última competência tem sido prioridade deste executivo, tendo-se incrementado a área de espaços verdes, quer ornamentais, quer de lazer.
A sede de Concelho, particularmente o seu centro, foi presenteada com uma nova organização urbana, proporcionando a criação de novos espaços verdes que convidam os Munícipes a passear em todo o eixo compreendido entre o Largo do Souto e a Biblioteca Municipal, até á entrada do IC 29, passando pelos jardins da Travessia Pedonal 25 de Abril e do Auditório Municipal.

Em todo o Concelho procede-se à remodelação de espaços que se encontram “sem cor”, dotando-os de sistemas de rega e relvados ou outro tipo de plantas, dependente do objectivo e das condições do terreno.
Também a arborização de arruamentos é uma prioridade, proporcionando a criação de sombras e de ruas mais agradáveis para a circulação pedonal.

Todas as intervenções, quer sejam remodelações ou novos ajardinamentos, dependentes do objectivo de utilização, têm em vista a criação de espaços mais sustentáveis. Ou seja, por si só o jardim tem que subsistir. As plantas utilizadas são, sempre que possível, autóctones, isto é, melhor adaptadas aos nossos tipos de solos e climas, o que implica menores necessidades de manutenção, menores aplicação de fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos, assim como menores necessidades em água. Só esporadicamente utilizamos plantas anuais, apesar destas terem sempre uma beleza imensa na Primavera, porque o seu tempo de vida é muito curto não indo ao encontro dos nossos objectivos de sustentabilidade.

Com esta nova política de intervenção nos espaços verdes do nosso Concelho pretendemos que o Munícipe seja sensibilizado para as questões de preservação dos espaços verdes, para as questões de redução de gastos de água mantendo a preservação da qualidade de vida sustentável através do regresso aos jardins com influências mediterrâneas melhor adaptados às mudanças climatéricas que se fazem sentir actualmente.


Em Gondomar os espaços verdes com utilidade de espaço público são maioritariamente áreas de lazer em zonas fluviais existentes na parte mais rural do Concelho, como:
- O Parque de Merendas em Covelo (junto à ponte sobre o RioSousa, em Covelo), com uma área de 2700 m2 remodelada em 2007, onde pode desfrutar de um parque infantil, de uma zona para churrascos, e de uma ampla área verde de lazer e repouso marginada pelo rio e com um estrato arbóreo que faculta uma enorme zona de sombra muito convidativa para os dias mais quentes;
- O Parque de Merendas em Travassos, na freguesia da Foz do Sousa, situado junto à foz do Rio Ferreira, que se apresenta também como uma zona ribeirinha de lazer e repouso, com uma área de 3750m2, com mesas para piqueniques;
- O Areio de Marecos, em Jovim, que se estende por 500 metros de marginal do Rio Douro, é uma área de repouso e lazer com zonas de sombra e outras soalheiras;
- O Areio de Moreira, em Melres, é outra das marginais do Rio Douro, que se estende por 200 metros e que apresenta zonas de lazer e descanso, assim como áreas destinadas a churrascos;
- O Areio da Lomba, na freguesia com o mesmo nome, de uma enorme beleza paisagística, com zonas de repouso e lazer e áreas destinadas a churrascos;
- A Quinta da Bandeirinha, também em Melres, junto ao edifício da Junta de Freguesia, concluído em 2006, engloba um Passeio em direcção ao Rio Douro, com uma ampla zona de relvado e um laranjal, com campo de jogos e parque infantil.

Para além disso, na zona mais urbana do Concelho, temos:
- O Parque Urbano da Quinta das Freiras, em Rio Tinto, com um circuito de manutenção, campos de jogos e de ténis, e parque infantil, numa área aproximada a 4,5 hectares;
- O Monte Crasto, na freguesia sede de Concelho (Gondomar - S. Cosme), com um conjunto arbóreo muito importante para a envolvente urbana, e um miradouro único sobre as cidades de Gondomar, do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C