Câmara Municipal de Gondomar

Ministro do Ambiente anuncia antecipação do fim das obras do intercetor do rio Tinto
publicado a 24 de Agosto de 2018

O Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou hoje, durante a visita à obra do intercetor do rio Tinto, a conclusão do projeto para o mês de maio de 2019. Esta obra, frisou Matos Fernandes, é fundamental numa tripla perspetiva. Resolve os problemas das descargas “bypass” da ETAR, permite a construção de um passadiço até ao rio Douro e cria condições para a melhor fiscalização que existe: a dos utentes.

Também o Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, destacou a importância da obra e a antecipação da conclusão da mesma. As populações de Gondomar e do Porto merecem muito a conclusão desta obra e poderem usufruir da mesma já a partir do próximo Verão, referiu o autarca.

Matos Fernandes e Marco Martins, acompanhados por vereadores dos municípios de Gondomar e do Porto, puderam presenciar, in loco, os desenvolvimentos desta obra que vai permitir reabilitar o emissário existente, numa extensão de 1.950 metros, construir um exutor com 4.100 metros, que permitirá a união das descargas de duas ETAR (Rio Tinto e Freixo), e ainda construir um percurso ao longo do rio Tinto com 6600 metros de passadiços e passagens pedonais, ligando o Parque Urbano de Rio Tinto à marginal do Porto, junto ao Freixo.

A construção do intercetor do rio Tinto é financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). A obra tem um valor estimado de 9,3 milhões de euros, sendo apoiada pelo Fundo de Coesão em cerca de 7,9 milhões de euros.