30º Festival do Sável e da Lampreia quer contribuir para a retoma da restauração local
publicado a 17 de Janeiro de 2022

"O nosso desejo é que este 30º Festival seja de grande sucesso, onde todos possam não só competir, ganhar prémios, mas sobretudo retomar à atividade normal." foi assim que Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, se dirigiu aos profissionais de restauração que marcaram presença na Sessão de Esclarecimento sobre as condições de participação no Concurso Gastronómico do 30º Festival do Sável e da Lampreia.

A 30ª edição do certame dedicado às duas espécies mais emblemáticas do rio Douro - o Sável e a Lampreia - regressa entre os dias 25 de fevereiro a 3 de abril de 2022. Podem aderir ao festival (e consequentemente participar no Concurso Gastronómico) todos os restaurantes sediados no concelho de Gondomar. Para tal, devem remeter a Ficha de Inscrição (aqui) para o email turismo@cm-gondomar.pt, até ao próximo dia 21 de janeiro.

A Sessão teve início com a entrega dos diplomas aos restaurantes premiados no Concurso Gastronómico realizado em 2020 (pode recordar os vencedores aqui), seguida de um momento de auscultação aos profissionais que participaram na última edição. Para a Vereadora do Turismo, Sandra Almeida, "não era possível iniciar a 30ª edição do Festival sem antes proceder à meritória entrega física destes certificados", numa sessão que serviu também para anunciar formalmente a realização da nova edição e, decorrente disso, ouvir as sugestões dos profissionais presentes.

O Chef Hélio Loureiro desafiou os presentes a "acrescentar algo mais à tradição" e "não ter receio de colocar a concurso pratos inovadores e fora da caixa". Já o Chef Tony Salgado deixou também alguns conselhos aos presentes, por forma a "criarem e recriarem novos pratos dirigidos a públicos-alvo distintos".