365 dias de desporto para Gondomar
publicado a 25 de Novembro de 2015

A Câmara Municipal de Gondomar apresentou hoje, formalmente, a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2017 à ACES (Associação das Cidades Europeias do Desporto) Europe e ACES Portugal, durante uma recepção oficial no Município. Gian Francesco Lupatelli, Presidente da ACES Europe, falou na importância da organização de 365 dias de desporto e Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal, explicou as linhas gerais de uma “candidatura fundamental” para o Concelho.

“Esta candidatura é fundamental para o Concelho de Gondomar, não porque estejamos interessados em organizar mais um mega-evento, mas porque, para nós, é importante promover e alargar a prática desportiva para todos em benefício de um concelho mais desportivo e mais saudável”. Foi com estas palavras que Marco Martins, acompanhado de todo o Executivo, recebeu, hoje à tarde, a Comissão de Avaliação da ACES Europe que, até dezembro, terá de optar, pela primeira vez, entre duas candidaturas, a de Gondomar e a de Coimbra.

Pelo seu lado, Gian Francesco Lupatelli sustentou a relevância da atribuição do título “Cidade Europeia do Desporto”, que terá de ser visto na perspetiva de um “desporto para todos, desporto pelo bem-estar, desporto pela saúde”.

Seguiu-se a apresentação da candidatura, propriamente dita, pela Vereadora do Desporto e Juventude. Sandra Almeida destacou a importância do movimento associativo em Gondomar, a dinâmica e o ecletismo desportivo, a requalificação e a construção de instalações desportivas, e a melhoria da qualidade de vida como fator de desenvolvimento económico, turístico, cultural, educacional e ambiental.