5.º Encontro Nacional do Projeto Rios
publicado a 26 de Maio de 2014

"Acabou o tempo em Gondomar em que se ligava o saneamento aos rios. Acabou o tempo em Gondomar em que se construíam prédios sem preocupação com os rios", afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, durante o 5.º Encontro Nacional do Projeto Rios – “Da agricultura familiar às praias fluviais”, que decorreu, sábado passado, na Escola Secundária de Rio Tinto. Aurora Vieira, Vereadora do Desenvolvimento do Potencial Humano, e José Fernando Moreira, Vereador do Ambiente e dos Espaços Verdes, marcaram presença no evento.

Quer o Município, quer a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que também participou no encontro, assumiram que querem investir numa "solução sustentável" através de fundos europeus para garantir "a qualidade do Rio Tinto", prometendo olhar para este caudal como "uma oportunidade".

Tanto Marco Martins, em nome da Autarquia, como Pimenta Machado, em representação da APA, garantiram estar a colaborar com o Município do Porto, bem como com as empresas que gerem as águas nos concelhos de Gondomar e do Porto, para partilharem uma candidatura aos fundos europeus (ciclo 2014/20) que vise a recuperação do Rio Tinto. Pimenta Machado, em resposta a perguntas do público, reconheceu que "o desafio é complicado" pois Rio Tinto é uma freguesia de Gondomar com "mais de 50 mil habitantes", logo é "uma zona com uma forte pressão urbana". Marco Martins anunciou, ainda, que a Autarquia de Gondomar está a trabalhar numa outra "frente": "a valorização do Rio Sousa e do Rio Ferreira".

Sobre o âmbito deste encontro, a APA e o Município de Gondomar valorizaram o aspeto educativo do Projeto Rios que visa, de acordo com informação distribuída pela organização, "a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água".