90% da área florestal em Gondomar vigiada por cinco câmaras
publicado a 17 de Julho de 2020

Amanhã e domingo, dias 18 e 19, o Município de Gondomar terá equipa do Exército Português a fazer vigilância.

O Município de Gondomar, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, dispõe de cinco câmaras espalhadas pelo concelho que prestam uma cobertura de 90% da área florestal, com a possibilidade de uma atualização minuto a minuto, permitindo auxiliar na prevenção e rápida deteção de fogos florestais. É possível ainda observar a área florestal de concelhos vizinhos: Penafiel, Valongo, Paredes e Castelo de Paiva. Este trabalho ocorre em simultâneo com o papel que os dois veículos de patrulha da Proteção Civil têm no terreno.

O patrulhamento é outra das áreas decisivas para o sucesso da redução das ignições, através da presença constante no terrenos das viaturas da proteção civil, da polícia municipal, do núcleo de fiscalização e também das forças de segurança e das unidades locais de proteção civil.

Essa vigilância é decisiva não só para a deteção imediata dos focos de incêndio como para a dissuasão de comportamentos abusivos no espaço florestal.

Em função do Estado de Alerta vermelho para o perigo de incêndios rurais, reuniu-se hoje de urgência, pelas 12 horas, a Comissão Municipal de Proteção Civil.