98% das escolas de Gondomar já não têm amianto
publicado a 19 de Março de 2021

Atualmente, o Município de Gondomar tem apenas por remover o amianto de duas escolas do concelho (Escola Secundária de Valbom e Escola Secundária de São Pedro da Cova). Orçados em cerca de 170 mil euros, os trabalhos de remoção nestes dois estabelecimentos de ensino encontram-se já adjudicados.

Esta aposta por parte do Executivo Municipal vem, por um lado, no sentido do cumprimento das disposições legais relacionadas com o diagnóstico, monitorização, substituição, remoção e destino final do amianto presente nos edifícios públicos e, por outro, da defesa e salvaguarda da saúde da comunidade escolar gondomarense.

A remoção de amianto material nos equipamentos escolares do Município de Gondomar teve início em 2014, com os custos inerentes à remoção a serem assumidos pelo orçamento municipal e sem qualquer comparticipação ou financiamento nacional e/ou comunitário. Entre 2014 e 2015, o Município de Gondomar procedeu à remoção do amianto de todas as escolas do 1º Ciclo e de Jardins de Infância – uma ação que se traduziu num investimento superior a 500 mil euros.

Em 2018, o Município avançou para a requalificação dos estabelecimentos dos 2º e 3º Ciclos, num investimento de 2,7 milhões de euros e que contemplou quer os trabalhos de remoção de placas de fibrocimento, quer a colocação de novas coberturas, assim como a melhoria das condições das salas de aula e da eficiência energética.

Com a transferência das Escolas Secundárias para o Município, ao abrigo da delegação de competências promovida pelo Governo, os trabalhos de remoção do amianto nestes estabelecimentos de ensino tiveram início em 2020.

A comunidade escolar gondomarense está, assim, cada vez mais perto de uma nova realidade livre de amianto e, por isso, mais saudável.