A Cultura não para em Gondomar
publicado a 2 de Junho de 2021

Um pouco por todo o país, os cancelamentos das iniciativas culturais ao vivo, de forma a respeitar o dever de confinamento, comprometeram de forma dramática a fruição da Cultura. Com o avançar do Plano Gradual de Desconfinamento, o Município de Gondomar voltou a incentivar a dinamização da oferta cultural no concelho.

Desde a estreia da iniciativa "Quintas de Música", com a soprano Regina Freire a marcar o regresso das iniciativas culturais ao vivo, foram já vários os eventos que decorreram no concelho. No espaço de um mês – de 29 de abril a 29 de maio – foram mais de uma dezena os eventos culturais promovidos pelo Município.

A pensar nos mais pequenos, o Município de Gondomar e o Quarteto Contratempus apresentaram a ópera para a infância "Pequena História de um Povo com Memória", no Auditório Municipal de Gondomar.

Em parceria com a editora Mosaico de Palavras, o Município promoveu o lançamento do livro “Contos sem amarras”, do autor gondomarense José da Cunha Oliveira, na Biblioteca Municipal.

Os já tradicionais recitais de música do ciclo "Música em Família" ganharam um formato digital, passando a contar com a transmissão em direto na página de Facebook do Município.

Também o Clube de Leitura teve de ser reinventado. Sob o mote “Volta ao Mundo em Oito Literaturas”, cada sessão do clube é subordinada à literatura de um país distinto, contando com a participação especial da in skené – Companhia de Teatro.

Retomando a série de concertos temáticos "Quintas de Música", foi a vez do clarinetista Daniel Monteiro, acompanhado ao piano por Joana Moreira, subir ao palco do Auditório Municipal.

Também o projeto «Casa Educativa da Marioneta», um conjunto de oficinas produzidas pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em parceria com o Município de Gondomar, deu o salto para o digital, retomando apenas em formato online no site da autarquia.

Mais recentemente, o cantor janeiro subiu ao palco do Auditório Municipal acompanhado por Tatanka, vocalista da banda The Black Mamba (que, dias antes, tinha representado Portugal no Festival da Eurovisão).

Houve ainda espaço para a apresentação da edição deste ano do Ei! Marionetas – Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar – e para receber a cantora gondomarense Cláudia Pascoal na Sala D’Ouro do Multiusos de Gondomar, para a gravação do seu próximo videoclip “Tanto Faz”, acompanhada pela Banda Musical de São Pedro da Cova.

A comunidade artística tem respondido com entusiasmo, possibilitando um intenso regresso à oferta cultural. Nos próximos dias, terá lugar no Auditório Municipal a apresentação da peça de teatro infantil "Pica-Pau Amarelo", numa parceria entre o Município e a companhia Ópera Isto. Três dias depois, o mesmo palco recebe a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) para a apresentação de “Ibéria - do Tejo aos sons de Espanha”, o primeiro de uma tournée de três concertos com inspiração nas raízes musicais portuguesas e espanholas.

A Câmara Municipal de Gondomar continuará ao lado da Cultura, em modo presencial ou digital.