“A Terra tremeu” em Gondomar
publicado a 15 de Novembro de 2019

Esta manhã foi de "alarme" na Universidade Sénior de Rio Tinto, no Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues.

Passavam quinze minutos das 11 horas quando os utentes da Universidade Sénior de Rio Tinto mostraram como três simples gestos – baixar, proteger e guardar – podem fazer a diferença em situações de risco sísmico.

O Presidente da Unidade Local da Proteção Civil de Rio Tinto, Nuno Fonseca, acompanhado pelo Coordenador Operacional Municipal de Gondomar, Artur Teixeira, e vários elementos da Proteção Civil Municipal, participaram no exercício, mostrando a importância de se tomarem medidas preventivas e exemplificando os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.

A Câmara Municipal de Gondomar, considerando a necessidade de sensibilizar a sociedade civil para os comportamentos e medidas de autoproteção a adotar em caso de sismo, promoveu amplamente o exercício, envolvendo todos os agentes de proteção civil, escolas, associações sociais e serviços públicos.