A terra tremeu em Gondomar
publicado a 5 de Novembro de 2018

O Município de Gondomar associou-se ao exercício público de âmbito nacional “A Terra Treme”, promovendo a participação nesta ação de sensibilização para o risco sísmico, que este ano celebra a sua sexta edição e coincide também com o Dia Internacional dos Tsunamis.

A Fundação Nuno Silveira recebeu Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal, Cláudia Vieira, Adjunta do Presidente, e Artur Teixeira, Comandante da Proteção Civil de Gondomar, nesta ação que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar e que podem salvar vidas.

Passavam cinco minutos das 11 horas quando os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação Nuno Silveira mostraram como três simples gestos – baixar, proteger e guardar – podem fazer a diferença em situações de risco.

Acompanhados pelo Presidente da Fundação, Manuel Ramos da Silveira, Marco Martins, Cláudia Vieira e Artur Teixeira participaram no exercício, mostrando a importância de se tomar medidas preventivas e exemplificando os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.

A Câmara Municipal de Gondomar, considerando a necessidade de sensibilizar a sociedade civil para os comportamentos e medidas de autoproteção a adotar em caso de sismo, promoveu amplamente o exercício, envolvendo todos os serviços públicos, escolas, associações sociais e corporações de bombeiros.