Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

Abertura oficial da época balnear
publicado a 15 de junho de 2018

Carlos Brás, Vereador do Turismo, hasteou na Lomba a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus pelo terceiro ano consecutivo, abrindo assim a época balnear. A temporada prolonga-se até 15 de setembro.

As praias de Melres e Lomba estão preparadas para receber dignamente e com todas as condições os milhares de veraneantes que se esperam ao longo da época balnear que se avizinha. Ao longo dos últimos dois meses o Município de Gondomar agilizou junto das entidades competentes, nomeadamente a Capitania do Porto do Douro e a Agência Portuguesa do Ambiente, todos os procedimentos necessários para garantir as condições de utilização segura pelos utentes destas praias, passando com distinção nas vistorias realizadas, no passado dia 12, pela Capitania do Porto do Douro.

A praia de Zebreiros não foi classificada na presente época balnear, devido a um episódio de contaminação em 2017, resultado de um controlo da qualidade das água. Apesar da sua não classificação o Município salvaguarda a segurança dos utentes desta praia com vigilância durante toda a época e mantém o nível de serviços dos anos anteriores.

A monitorização da qualidade das águas balneares nas três praias iniciou-se no dia 4 de junho, contemplando um plano de análises realizadas quinzenalmente ao longo de toda a época balnear por uma empresa acreditada pelo Instituto Português de Acreditação e a nível de assistência a banhistas, o Município já assegurou a contratação de dois nadadores salvadores, em permanência, por praia.

No terreno decorreram os trabalhos de limpeza dos areais e das zonas envolventes e foram efetuados diversos melhoramentos.

A qualidade das suas águas e a vigilância assegurada durante toda a época balnear, associadas ao enquadramento paisagístico de grande beleza natural, tornam estes locais em refúgios de tranquilidade e bem-estar, sendo excelentes alternativas à azáfama das praias costeiras.

O Município deseja a todos os veraneantes uma excelente e segura época balnear! Opte pelas praias vigiadas de Gondomar!

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.