Adaptação da EB1 da Lixa a posto da GNR em concurso público
publicado a 13 de Junho de 2019

A Câmara Municipal de Gondomar deliberou por unanimidade, em reunião pública realizada, ontem, nas instalações em Medas da União de Freguesias de Melres e Medas, abrir um concurso público para a adaptação da antiga Escola Básica da Lixa a posto territorial da GNR de Medas. A obra, com um valor estimado de 952 mil euros, deverá estar concluída no prazo de um ano.

Trata-se de um antigo anseio da população que passo decisivo em fevereiro de 2017, altura em que a Câmara aprovou a minuta do protocolo de cooperação que vai possibilitar a instalação do posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Medas na circunscrição territorial da sua área de atuação. Atualmente, o posto da GNR de Medas está instalado na sede do concelho, em Gondomar (S. Cosme).

O atual posto da GNR de Medas, num edifício no centro de Gondomar (S. Cosme), não reúne as condições adequadas às necessidades daquela força. O Município de Gondomar pretende reinstalar aquela força “para melhorar servir às populações”, colocando-a na sua circunscrição territorial, que corresponde aos territórios de Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Medas e Melres.