AMP aprova criação do Parque das Serras do Porto
publicado a 10 de Abril de 2015

Os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovaram, por unanimidade, hoje de manhã, a criação do Parque das Serras do Porto, um “pulmão verde” com 5.700 hectares situados em Gondomar, Paredes e Valongo. Este projeto "não é de três câmaras, mas de um território, e só assim merece ser visto", afirmou, em reunião do Conselho Metropolitano do Porto, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins.

O projeto, coordenado pela arquiteta Teresa Andersen, inclui as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, que formam uma paisagem com uma história milenar, rica em vestígios castrejos e dois mil anos de exploração mineira. Por outro lado, sustenta Teresa Andersen, há a hipótese de “nas serras permanecer o complexo mineiro aurífero subterrâneo mais importante do Império Romano”. Estes dois factos conjugados “permitem colocar as serras do Porto no roteiro internacional”.

A decisão da AMP ocorre exatamente um ano depois de ter sido criado um grupo de trabalho intermunicipal com vista à criação do projeto “Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto”. Segue-se agora a candidatura do projeto aos fundos europeus e, sem entraves de maior, a intervenção no terreno poderá arrancar já no próximo ano.