ANEM: “Lutamos diariamente contra os constragimentos financeiros”
publicado a 30 de Março de 2015

A atuação do poder local deve imperar pelo estabelecimento de articulações e sinergias com as várias instituições e entidades localizadas no seu território, tendo uma função facilitadora e parceira no estabelecimento dessas parcerias.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Gondomar, no sentido de erigir uma sólida e marcada parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), entende que os vínculos de proximidade se devem pautar pelo aprofundado conhecimento das dinâmicas das IPSS’s, suas motivações, constrangimentos, potencialidades e perspetivas futuras.

É neste contexto que a cada segunda-feira será publicada uma entrevista com os gestores/Presidentes de Direção das instituições sociais, com o intuito de se recolher informação relativa à perceção inerente às IPSS’s que dirigem.

MARIA JOSÉ MEYER (PRESIDENTE DA DIREÇÃO)

No âmbito da área de atuação da Instituição que dirige, quais as principais motivações para a intervenção social no Município de Gondomar?
Sendo um concelho de população carenciada, desenvolvemos um trabalho direcionado para a área social, promovendo a integração da população, e procurando melhorar as suas condições de vida e bem-estar.

Contextualizando a intervenção da vossa instituição a um nível concelhio e supraconcelhio, quais considera ser as principais potencialidades?
O acompanhamento diário semanal no nosso CAAAPD, a distribuição de bens alimentares pela população carenciada, o serviço de empréstimo de ajudas técnicas à comunidade e as visitas domiciliárias.

Na sua opinião existem constrangimentos à intervenção da vossa instituição? Se sim quais e a que níveis?
Efetivamente, lutamos diariamente contra os constrangimentos financeiros que limitam muito aos nossos objetivos. Contudo, não nos deixamos derrotar e pelas parcerias como com a autarquia é possível concretizar projetos. Outro constrangimento passa pela localização da sede da ANEM e do espaço disponível no mesmo local para o trabalho que diariamente desenvolvemos e que puderam observar na vossa visita.

Perspetivando a intervenção e a atuação da instituição a médio e longo prazo, quais são os vossos principais projetos? De que forma pretendem dinamizá-los?
Como já demonstrado em e-mail’s trocados entre a Associação e a Autarquia, temos todo o interesse em dinamizar projetos de apoio domiciliário integrado, atendimento i ntegrado e FEAC – Fundo Europeu de Auxílio a Pessoas mais Carenciadas adaptando as nossas estruturas e os nossos meios e recursos humanos à população e às suas carências.

Veja mais informação no Roteiro do Desenvolvimento Social.