Animação e novos espaços no sexto aniversário do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal
publicado a 12 de Setembro de 2019

O Centro de Educação Ambiental (CEA) da Quinta do Passal assinalou, hoje, o seu sexto aniversário com animação musical, interação com caninos e a inauguração de dois novos espaços, um parque infantil e um parque canino, numa iniciativa que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e dos vereadores José Fernando Moreira, Aurora Vieira, Sandra Almeida e Cláudia Vieira, entre outros convidados, parceiros e público em geral.

Marco Martins destacou o papel do CEA na estratégia ambiental do município, revelando que a Quinta do Passal deixará de ser um espaço isolado no futuro, com a prevista ligação ao Parque Urbano da Ribeira da Archeira e ainda uma ligação ao Polis, em Gramido, integrando a Quinta do Passal na rede municipal de percursos pedonais.

Por seu turno, o Vereador do Ambiente, José Fernando Moreira, agradeceu o apoio do Executivo, de todos os parceiros e da equipa do CEA.O esforço, dedicação e apoio de todos tem feito do CEA uma referência para a população.

Os dois novos equipamentos inaugurados ocupam 1600 m2 de área útil e reforçam a oferta lúdica para as crianças, jovens e animais de estimação. O novo parque canino conta com um espaço com pista de “agility”, zonas verdes de sombra, bebedouros, bancos, duas piscinas para cães, zonas próprias para os animais fazerem as suas necessidades e dispensador de sacos para remoção de dejetos. Estas novas valências somam-se às já existentes no CEA, como o circuito de arborismo e parede de escalada infantil, os 58 talhões de hortas biológicas, o circuito de orientação permanente, o parque de merendas, as bicicletas urbanas para usufruto gratuito e ainda o Centro de Aprendizagem e Reabilitação Comportamental Animal de Gondomar.

Inaugurado a 12 de setembro de 2013, o CEA da Quinta do Passal está instalado numa antiga quinta agrícola inserida no núcleo histórico de Gramido, em Valbom, e com uma localização estratégica junto ao rio Douro, confinando com a via pedonal do Polis Gondomar. Com um universo de 20 mil visitantes ano, nos quais estão incluídas as escolas, tanto do concelho como da Área Metropolitana do Porto, que ao longo do ano letivo visitam e participam no Plano de Educação Ambiental de Gondomar, o CEA da Quinta do Passal recebe, também, grupos do movimento associativo concelhio, nos quais se incluem as IPSS e seus utentes com necessidades educativas especiais.