Câmara Municipal de Gondomar

ANJE e Município criam espaço para apoiar empreendedores da ourivesaria
publicado a 28 de Março de 2019

Através desta oficina de ourivesaria partilhada, os empresários têm acesso a materiais e recursos essenciais para a sua atividade profissional de uma forma mais económica.

Os novos profissionais da ourivesaria enfrentam uma série de custos quando criam um negócio – frequentemente associados à aquisição de materiais e ferramentas necessárias para o exercício da profissão. Para apoiar estes empresários na criação do seu próprio negócio, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e a Câmara Municipal de Gondomar criaram um espaço de cowork pioneiro em Portugal que permitirá aos empreendedores acederem a esses recursos de forma partilhada, minimizando drasticamente os custos associados.

Integrado no Goldpark de Gondomar – centro de incubação e aceleração de empresas do município –, estas oficinas de ourivesaria oferecem aos empresários acesso a ferramentas essenciais para a sua nova atividade profissional – forjas, limas, serras, maçaricos, polidores –, mas, também, facilidades em serviços complementares. Além disso, à semelhança daquilo que acontece em empresas incubadas na ANJE, os utilizadores deste espaço passam a ter acesso a serviços de apoio e orientação de negócio, facilitador de contactos, apoio na área financeira e de implementação do plano de negócio. Adaptando o espaço às suas necessidades, os novos empresários podem optar por ocupar o espaço a tempo inteiro ou por pequenos períodos de tempo.

Além das ferramentas deste espaço especializado, a integração no centro de incubação oferece aos empresários que optem por ali se estabelecer uma série de vantagens de apoio ao negócio – networking, por exemplo – e uma maior proximidade de parceiros e fornecedores essenciais para o sector, dado que o concelho de Gondomar tem uma forte ligação à ourivesaria e é responsável por cerca de 80% da filigrana a nível nacional.

Recorde-se que, além do novo espaço de cowork, o Goldpark de Gondomar – fundado em 2015 pelo município com o apoio da ANJE – integra, também, espaços de incubação para empresas e startups, uma sala de trabalho partilhado, espaços comerciais. Além disso, o centro integra um espaço de showroom, que permite às empresas incubadas exibirem o seu produto e, assim, aumentarem a possibilidade de chegar a novos clientes e investidores.