Anunciado o Prémio Nacional de Ourivesaria Elói Viana
publicado a 18 de Março de 2018

Foi anunciado, ontem à noite, durante a Ourindústria 2018, o Prémio Nacional de Ourivesaria Elói Viana, resultante da cooperação entre o Município de Gondomar, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Para o efeito, as três entidades assinaram um protocolo com vista a enquadrar a cooperação em tarefas específicas de interesse comum entre as partes, por forma a preconizar a promoção e a execução do prémio.

Carlos Brás, Vereador do Município de Gondomar, frisou a determinação do Concelho, enquanto Capital da Ourivesaria, em ter uma estratégia de aproximação a um setor tão emblemático como a ourivesaria. “O esforço do Município e dos parceiros envolvidos é apostar no futuro sem olvidar a memória, daí aproveitar a ocasião para homenagear quem dedicou toda uma vida a este setor, Elói Viana”, destacou o autarca.

Para Paula Melo, diretora da ANJE, a assinatura do protocolo, que cria este prémio, é uma excelente oportunidade para a associação que dirige reforçar o seu contributo e envolvimento na transformação positiva e no desenvolvimento competitivo que Portugal está a viver na joalharia e ourivesaria. Por seu turno, Bárbara Vasconcelos, diretora das Contrastarias Nacionais, salientou o particular interesse no desenvolvimento da atividade da joalharia e ourivesaria em Portugal. A autenticação de artigos de metais preciosos, que desenvolve através do seu serviço de Contrastarias, é um instrumento vital para a proteção dos consumidores e a garantia dos padrões de qualidade da ourivesaria em Portugal.

O Prémio Nacional de Ourivesaria Elói Viana foi criado com o intuito de recompensar projetos inovadores com viabilidade económica e financeira, e que se demonstrem potenciadores de criação de empresas e de emprego qualificado, enquanto impulsionadores do desenvolvimento local, regional e/ou nacional.