Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

Anunciado o Prémio Zulmiro de Carvalho/CMG
publicado a 2 de julho de 2016

Luís Filipe de Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, acompanhado por Agostinho Santos, coordenador do Projeto Onda Bienal, e pelo escultor Zulmiro de Carvalho, anunciou, ontem à noite, no Auditório Municipal de Gondomar, a instituição do Prémio Zulmiro de Carvalho/CMG. O anúncio foi efetuado após a inauguração da exposição Onda Bienal em Gondomar, evento inserido no Projeto Onda Bienal promovido pela Câmara Municipal de V.N. Gaia, em parceria com os Artistas de Gaia-Cooperativa Cultural, que se estende a vários municípios do País.

O prémio internacional, no valor de cinco mil euros, visa distinguir artistas com obra relevante na área da escultura.

O Prémio Zulmiro de Carvalho/CMG é uma homenagem a um dos nomes maiores da cultura de Gondomar, um artista que a todos orgulha pela sua obra singular, “que associa a delicadeza do desenho a materiais diversos, oferecendo obras escultóricas de grande monumentalidade”, segundo Luís Filipe de Araújo.

Zulmiro de Carvalho nasceu na Aldeia Alegre, lugar da freguesia de Valbom, em Gondomar, em 1940. Estudou na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, e ingressou na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), num percurso académico apoiado por uma Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Terminada a licenciatura foi convidado para Assistente de Escultura na ESBAP, onde deu aulas até se reformar. Tem obra reconhecida e premiada no País e no estrangeiro, sendo uma referência da arte contemporânea nacional.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.