Apoio educativo junta Autarquia e professores pela primeira vez
publicado a 28 de Fevereiro de 2014

Diretores, ou seus representantes, e coordenadores de núcleos de apoio educativo (NAE) de todos os agrupamentos e escolas do Concelho reuniram, anteontem, com Aurora Vieira, Vereadora do Desenvolvimento do Potencial Humano, tendo em vista o estabelecimento de parcerias conjuntas de atuação no trabalho desenvolvido junto de jovens e crianças com necessidades educativas especiais. É a primeira vez que tal sucede em Gondomar.

Além da identificação de problemas, que permitiu iniciar o traçado do diagnóstico e estabelecer planos de ação, professores e Autarquia avaliaram a possibilidade de apresentarem uma candidatura a apoios na área da formação e na aquisição de alguns equipamentos específicos para a área das crianças com necessidades especiais, no âmbito de um projeto da Fundação Gulbenkian. Objetivo da parceria: ganhar dimensão com o trabalho conjunto e articulado.

As expetativas desta primeira reunião foram amplamente superadas na medida em que foi possível alcançar um objetivo comum e articulado como é pressuposto da linha orientadora do nosso trabalho.

Sem impedir que cada uma das instituições, de per si, apresentem candidaturas autónomas, a Câmara Municipal de Gondomar e os diretores e coordenadores de núcleos de apoio educativo de todos os agrupamentos e escolas do Concelho decidiram apresentar um projeto conjunto para o apoio à aquisição de equipamentos para as piscinas municipais de forma a dotá-las de condições para o desporto adaptado com o objetivo de tornar possível a natação como componente curricular para estes alunos, se possível já a partir do próximo ano.