Apoio de voluntári@s na luta contra o cancro no intestino
publicado a 12 de Março de 2014

No seguimento da parceria entre o Banco Local de Voluntariado de Gondomar e o Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Gondomar, no que se refere ao pedido realizado pela Europacolon Portugal - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino, solicita-se a todos os gondomarenses a melhor atenção e colaboração para com este assunto.

A Europacolon Portugal - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que apresenta dois objetivos principais: a prevenção do cancro do intestino e o apoio aos pacientes e seus familiares/cuidadores.

O cancro do intestino, também denominado por cancro colo-retal (CCR), é a segunda forma mais comum de cancro em Portugal (cerca de 7000 novos casos por ano). Diariamente morrem entre 10 a 11 pessoas com cancro colo-retal, o que seria evitado se a doença fosse diagnosticada precocemente.

A Europacolon Portugal - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino, embora de âmbito nacional, está localizada na cidade do Porto, disponibilizando à população diversos projetos e serviços, com enorme preponderância no âmbito social, educacional e de promoção da saúde.

Neste sentido, a Europacolon Portugal - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino promove, este mês (Mês Europeu de Luta Contra o Cancro Colo-Retal) o primeiro peditório público que irá abranger toda a zona Norte do país.

Este peditório público tem como principal objetivo angariar fundos para as atividades da Europacolon Portugal e, simultaneamente, alertar consciências da sociedade civil para a incidência e prevalência da doença e para o trabalho que a Europacolon Portugal tem vindo a desenvolver em Portugal.

Assim, solicitamos a v/ melhor colaboração nesta causa, disponibilizando-se a participar neste peditório, inscrevendo-se, até ao próximo dia 17, no BLV de Gondomar através do contacto telefónico 224 663 982 ou do e-mail blvoluntariado@cm-gondomar, indicando o (s) dia(s) e horário(s) para o qual estará disponível:

[caption id="attachment_13194" align="alignnone" width="450"] Livro1[/caption]

Os voluntári@s interessad@s em participar nesta iniciativa terão acesso a um cartão de identificação, assim como, a um seguro de acidentes pessoais.

Será igualmente garantida aos interessad@s uma ação de informação sobre os procedimentos a ter no peditório, ministrada por técnicos da Europacolon, de acordo com a maioria das disponibilidades demonstradas, que poderá ser dia 18 ou 19, pelas 11 ou pelas 15 horas, em local ainda a designar.

Atendendo a que está é considerada uma ação pontual não é necessário que @s interessad@s tenham já tido acesso à formação inicial de voluntári@s promovida pelo BLV de Gondomar.