Apoios aos bombeiros aumentam 37% para perto de 1 milhão de euros
publicado a 27 de Janeiro de 2023

A reunião do executivo municipal aprovou por unanimidade a atribuição de apoios às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho no valor total de 953.598,50€. O montante representa um aumento de 37% face ao ano de 2022.

O município renova, assim, uma medida que tem adotado todos os anos como forma de apoiar os bombeiros voluntários, responsáveis por importantes atividades no âmbito da proteção civil, como o socorro e proteção de pessoas e bens e a prevenção e combate a incêndios e outras catástrofes naturais.

O reforço de verbas permitirá assegurar uma maior cobertura horária do socorro feito pelas EIP (Equipas de Intervenção Permanente), pensadas para fazer face às ocorrências que surjam a qualquer momento.

A criação de uma Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS) implicará, também, a afetação em permanência de dois Operadores de Telecomunicações (OPTEL) e um Comandante de Permanência às Operações (CPO), pertencentes ao mapa de pessoal dos Corpos de Bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.

Foi também aprovada, por unanimidade, a proposta de apoio à participação das escolas do concelho no programa Eco-Escolas no ano letivo 2022/2023. O Eco-Escolas é um programa internacional de educação ambiental que visa contribuir para a melhoria do desempenho ambiental das escolas, promovendo ações com impactos ambientais positivos nos estabelecimentos de ensino.