Apresentados novos contentores de deposição coletiva
publicado a 14 de Março de 2019

A Câmara Municipal de Gondomar e a Rede Ambiente apresentaram hoje, em Gondomar (São Cosme), os novos modelos de contentores de deposição coletiva de acesso condicionado. Este novo modelo de contentores vem complementar o sistema de recolha seletiva porta a porta residencial, que numa primeira fase apenas abrangeu áreas residenciais de base unifamiliar, alargando assim o sistema aos residentes em prédios, que até aqui não reuniam as condições para receber os quatro contentores para a reciclagem que compõem o sistema residencial.

Estes novos equipamentos, instalados na Rua Casa da Quinta e na Rua Cooperativa dos Funcionários Judiciais, em Gondomar, estão divididos em duas ilhas ecológicas, compostas por embalão, papelão, vidrão e um contentor para resíduos indiferenciados.

Os contentores distinguem-se dos equipamentos habituais, por possuírem, entres outras caraterísticas, tampas antivandalismo, bocas de depositação adaptadas ao tipo de resíduo a depositar, câmara de deposição (nos contentores de resíduos indiferenciados) e espaço para colocação de mensagens e informações.

Estão também preparados para a posterior adaptação e instalação do controlo de acesso e identificador do utilizador, que permitirá a integração num futuro sistema PAYT (Pay-As-You-Throw), promovendo a separação na origem e o aumento das taxas de recolha seletiva.