Apresentados os resultados do projeto “Multiplicar para Educar”
publicado a 15 de Junho de 2022

Decorreu, no passado dia 14 de junho, a apresentação dos resultados do projeto "Multiplicar para Educar", uma iniciativa do Município de Gondomar e da Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos que teve como principal objetivo garantir condições para uma educação e uma formação livre de estereótipos de género, promovendo a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

O projeto ganhou destaque ao ter sido reconhecido pelo IPDJ, através da distinção "Jovens pela Igualdade" e pelo prémio Caixa Social da Caixa Geral de Depósitos. Uma das atividades da iniciativa foi a peça de teatro “Uma Aventura pela Igualdade”, à qual assistiram 2708 crianças, entre os 5 e os 10 anos de idade, com um total 133 turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Além do teatro, a atividade incidiu também na elaboração de um Guia de Apoio a Docentes com sugestões de atividades para trabalhar a Igualdade de Género em contexto escolar. Neste âmbito, o resultado final levou também a um roteiro pedagógico, com a edição de 300 exemplares, dirigido a professores/as e educadores/as de infância.

O futuro da iniciativa será agora dedicada à elaboração de atividades de sensibilização para um público-alvo mais velho, isto é, a partir do 2º ciclo.

O Plano para a Igualdade e a Não Discriminação de Gondomar 2020-2024 é um instrumento de combate à discriminação, tendo como objetivo a eliminação de estereótipos a fim de promover um concelho mais justo, solidário, inclusivo e igualitário/equitativo.