Aprovadas as Grandes Opções do Plano e o Orçamento municipais para 2015
publicado a 29 de Outubro de 2014

As Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipais de Gondomar foram aprovados, hoje de manhã, em reunião do Executivo camarário, com três abstenções e um voto contra, dos vereadores do PSD e da CDU, respetivamente. Aqueles documentos seguem agora para discussão e aprovação na Assembleia Municipal.

Este Orçamento é, na verdade, o primeiro documento provisional das receitas e despesas do Município efetivamente produzido na totalidade pelo atual Executivo, e traduz uma profunda alteração na sua estrutura – adaptado à nova estrutura e organização dos serviços da Câmara Municipal –, possibilitando uma melhor identificação das despesas e receitas por centros de custos, o que, também, se traduz numa maior responsabilização, no que se refere à sua aplicação.

Este documento, com um valor global de perto de 69 milhões de euros, privilegia a melhoria da qualidade de vida dos gondomarenses, pois alia preocupações de ordenamento e requalificação do espaço público a um modelo de vida mais sustentável pela forte presença de preocupações ambientais.

Na reunião de hoje foi também aprovado, por unanimidade, o regulamento do funcionamento do Gondomar Goldpark (Parque Tecnológico e de Ourivesaria de Gondomar). A tradição gondomarense no setor do Ouro e da Prata é reconhecida a nível mundial e é um facto que cinco das oito maiores unidades de produção do País estão sediadas no Município. A Autarquia tem levado a cabo um conjunto de ações e projetos promotores do setor, sendo o culminar a criação do Gondomar Goldpark.