Câmara Municipal de Gondomar

Aprovado o Orçamento Municipal para 2021
publicado a 26 de Novembro de 2020

O Executivo Municipal aprovou esta manhã, em reunião de Câmara, o Orçamento Municipal para 2021, o qual totaliza 124 milhões de euros e contempla um investimento superior a 35 milhões de euros, o reforço nas áreas sociais com 1 milhão em apoio direto às famílias e a isenção da derrama para as PME’s do concelho.

Em 2021, os mais de 120 milhões de euros espelham a execução de obras financiadas por Fundos Comunitários, mas também a boa gestão das despesas correntes, em especial, da dívida municipal.

Por outro lado, este Orçamento - aprovado com os votos contra do PSD e da CDU e com a abstenção do Movimento Independente liderado por Valentim Loureiro - revela um forte investimento no Município de Gondomar, em mais de 35 milhões de euros, destinados à habitação, à preservação do património e ao fomento da qualidade de vida dos gondomarenses.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, este “é um orçamento que continua a apostar na qualidade de vida das pessoas e nos projetos inovadores que diferenciam Gondomar”. O autarca destaca como principais alvos de investimento:

  • a construção da rede concelhia de nove parques urbanos;
  • a construção de vias estruturantes (Via Estruturante Norte-Sul e Via Nordeste);
  • a requalificação de rede escolar e a aposta na qualificação dos mais novos, através de vários programas de modernização de equipamentos e do desenvolvimento de projetos em conjunto com os agrupamentos escolares;
  • a requalificação da habitação social;
  • a preservação do património: como a recuperação do Cavalete do Poço de S. Vicente (monumento pertencente ao complexo mineiro de São Pedro da Cova, classificado desde março de 2010 como de Interesse Público) e a implementação da rede de percursos pedestres;
  • a construção de novos Postos da GNR em Medas e em Fânzeres;
  • o prolongamento da rede de saneamento na zona do Alto Concelho (o qual implica uma verba de 3,5 milhões de euros);
  • a aposta no potencial turístico do Município e no desenvolvimento do território, de que é exemplo a criação do Museu da Filigrana.

Além deste investimento, o Orçamento de 2021 reforça a aposta nas áreas sociais, subindo para 1 milhão de euros o apoio direto às famílias de Gondomar no Programa Social+ (que engloba os subprogramas +Alimentação, +Habitação e +Saúde), por um lado, e isentando taxas no apoio ao desenvolvimento económico, por outro (de que é exemplo a isenção da derrama para as Pequenas e Médias Empresas do concelho, com um volume de negócios até 150 mil euros, e a redução de 25% da taxa para as restantes).

Outros números que importam destacar são os mais de 11 milhões de euros para o serviço da dívida e os mais de 27 milhões de euros para contratação de serviços (entre os quais, mais de 9,5 milhões para a limpeza e tratamento de resíduos e mais de dois milhões com a iluminação pública no concelho).

Este Orçamento materializa o caminho em direção a Gondomar enquanto um Município cada vez mais bem posicionado ao nível metropolitano e ao nível nacional, como um concelho de futuro e com qualidade de vida.