Aprovado o Plano Estratégico das Linhas de Água de Gondomar (PELAG)
publicado a 3 de Março de 2021

Na Reunião de Câmara do passado dia 18 de fevereiro, foi aprovado o Plano Estratégico das Linhas de Água de Gondomar - adiante designado por PELAG -, cujos documentos de suporte podem agora ser consultados aqui.

O PELAG constitui um documento estratégico municipal que visa a Gestão das Linhas de Água e elege 41 medidas, distribuídas por cinco Eixos de Intervenção:

• Escoamento e qualidade da água
  • Riscos de cheia e inundação
  • Corredores ecológicos e galerias ripícolas
  • Património
  • Comunicação, sensibilização e fiscalização

Todos os eixos estão associados a áreas identificadas como prioritárias em fase de diagnóstico, considerando os vários elementos analisados, e têm os seguintes objetivos: melhorar o escoamento e qualidade da água; minimizar os riscos de cheia e inundação; reforçar a presença e valor dos corredores ecológicos e galerias ripícolas; proteger e valorizar o património e assegurar a comunicação, sensibilização e fiscalização adequadas.

Na reunião, foi ainda votada a hierarquização da implementação do PELAG, com base na urgência da medida, estimativa de custos e viabilidade de execução num horizonte temporal de 10 anos.

Este documento está assente em dois relatórios técnicos, elaborados por uma equipa externa especializada - a Globspot - em interação com a equipa técnica municipal. A sua concretização foi de extrema relevância, no sentido em que conciliou as metas preconizadas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas em vigor.

O Município de Gondomar, no quadro de uma gestão moderna e responsável, integrou a responsabilidade da elaboração do PELAG nas competências da unidade orgânica do Núcleo das Florestas e Recursos Naturais. Ciente de que as zonas ripícolas constituem elementos não só de grande valor ambiental, mas também, elementos identitários com uma importância social, cultural e económica das comunidades ribeirinhas as quais importa recuperar e preservar, o Município integrou também neste Núcleo a execução de projetos conducentes à preservação e requalificação da rede hidrográfica e à recuperação dos ecossistemas ripários.