Aprovado por unanimidade o Plano Estratégico Municipal para a Educação Especial
publicado a 13 de Maio de 2015

O Plano Estratégico Municipal para a Educação Especial foi aprovado, hoje de manhã, em reunião pública da Câmara Municipal de Gondomar realizada nas instalações em Fânzeres da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. O documento, intitulado “Inclusão com sustentabilidade” tem o horizonte de três anos (2015/2017).

O diagnóstico feito à população e ao território de Gondomar mostra que estão inscritos neste concelho, de um total de 18.353 alunos que frequentam as escolas públicas, 864 crianças e jovens com NEE (necessidades educativas especiais), o que representa 4,70% dos matriculados no ensino público.

Segundo dados do ano letivo 2014/15, o agrupamento de escolas de Rio Tinto regista o maior número de alunos com NEE (112), seguindo-se o agrupamento de São Pedro da Cova (108).

"Tendo em consideração estes dados e ainda a previsão da evolução do número de alunos no município até 2020 que prevê uma estabilização na ordem dos 21.000 o que, necessariamente provoca um novo aumento do número de alunos com NEE, considera-se necessário a elaboração de um plano", resume a proposta.