Área Metropolitana do Porto volta a participar na maior competição europeia de ciclismo urbano coletivo
publicado a 27 de Abril de 2017

Durante todo o mês de maio, a Área Metropolitana do Porto (AMP) vai ter uma equipa na maior competição europeia de ciclismo urbano coletivo, a “European Cycling Challenge”. A Team AMP é novamente a equipa principal, da qual podem fazer parte ciclistas de todas as idades, profissionais ou amadores, provenientes dos 17 municípios que fazem parte desta área geográfica.

Para participar, os ciclistas têm apenas de se registar, de 1 a 31 de maio, na página http://cyclingchallenge.eu/subscribe e utilizar a aplicação livre da European Cycling Challenge, que poderá ser descarregada em Google Play, App Store e Windows Phone Store e é necessária para monitorizar todas as viagens de bicicleta. Os quilómetros monitorizados são adicionados à quilometragem da equipa, sustentando a classificação on-line em tempo real e incentivando a utilização das bicicletas, tanto quanto possível, de uma forma divertida. Na aplicação será possível consultar as classificações da Team AMP, com base na quilometragem da equipa por número de habitantes e com base na quilometragem global de equipa, assim como a consulta individual da quilometragem pelos participantes e da classificação das subequipas associadas à equipa principal da AMP.

A European Cycling Challenge, uma iniciativa promovida pela cidade de Bolonha e pela SRM - Agência de Mobilidade de Bolonha, procura assim incentivar uma mudança no estilo de vida das pessoas, encorajando uma mobilidade mais ativa e a redução das viagens de carro. Os dados recolhidos por esta simples aplicação de telemóvel podem ainda contribuir para um melhor planeamento urbano.

Este ano, a iniciativa contará, ao nível nacional, com a participação da estreante Área Metropolitana de Lisboa e novamente com a Região de Aveiro, num total de 49 cidades europeias em competição.

Em 2016, a AMP, com a contribuição de todos os Municípios, obteve um excelente resultado na participação do “European Cycling Challenge 2016”, ficando em segundo lugar, ao nível nacional, em competição com a Região de Aveiro, a Região do Algarve e o Município do Barreiro, numa iniciativa que envolveu 52 cidades europeias.