ART&TUR seleciona para prémio o filme “Parque das Serras do Porto”
publicado a 23 de Agosto de 2019

O júri do 12.ºART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que se realiza em Torres Vedras, de 22 a 25 de outubro, nomeou para prémio o documentário “Parque das Serras do Porto”.

Enquanto fórum de partilha de experiências, o ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 16 festivais.

O “Parque das Serras do Porto é um filme da autoria de Paulo Ferreira, reputado fotógrafo e documentarista Paulo Ferreira, também ele um homem da terra, natural e residente neste espaço. “Parque das Serras do Porto”, apresentado na Quinta da Costa, em Aguiar (Paredes), no passado dia 8 de junho, no termo da segunda edição dos Encontros com o Parque, é um retrato da enorme riqueza arqueológica, geológica, biológica e imaterial que a Natureza proporciona, graças às serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, aos rios Sousa, Ferreira e Douro e aos seis mil hectares de território estratégico no seio da Área Metropolitana do Porto.

A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, integradas pelos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, tem como fim principal a criação e gestão do Parque das Serras do Porto, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre.