Assembleia aprovou Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipais para 2017
publicado a 30 de Novembro de 2016

A Assembleia Municipal (AM) de Gondomar aprovou, ontem à noite, as propostas da Câmara Municipal (CMG) das Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipais para o ano de 2017. O documento, num valor de mais de 91 milhões de euros (mais 13 milhões do que no em curso, foi aprovado com 13 votos contra (sete do PSD, cinco da CDU e um do BE) e quatro abstenções (duas do CDS-PP, uma do PSD e uma da CDU).

Na mesma reunião, a AM aprovou as propostas da CMG de taxas do IMI para o próximo ano, que se mantêm as mais baixas da Área Metropolitana do Porto e permitem um alívio fiscal de 4,5 milhões de euros para os gondomarenses, bem como a taxa de participação no IRS para os rendimentos e a Taxa Municipal de Direitos de Passagem, com sete votos contra do PSD e três abstenções (duas do CDS-PP e uma do PSD).

Relativamente ao Orçamento, destaque-se o forte ritmo de consolidação orçamental, consubstanciado no elevado ritmo de redução do endividamento municipal, bem superior ao que a lei obriga. Na verdade, Gondomar está cada vez mais próximo de alcançar o equilíbrio financeiro e orçamental que permitirá criar condições para mais investimento. De Sublinhar que, para 2017, está prevista uma amortização da dívida municipal superior a 6 milhões de euros.