Assembleia Municipal aprova expropriação dos terrenos do Couto Mineiro de São Pedro da Cova
publicado a 3 de Dezembro de 2019

A Assembleia Municipal (AM) de Gondomar aprovou, ontem à noite, em reunião extraordinária, a proposta da Câmara Municipal (CMG) de Declaração de Utilidade Pública com Carácter Urgente da expropriação de 11 parcelas de terreno do antigo Couto Mineiro de São Pedro da Cova.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis dos deputados do PS, CDU, coligação “Valentim Loureiro Coração de Ouro” (VLCO) e BE. Os deputados do PSD e o deputado do CDS optaram pela abstenção.

A expropriação dos terrenos permitirá à CMG avançar com a reabilitação do Couto Mineiro de São Pedro da Cova, incluindo o Cavalete de São Vicente, estrutura construída em 1934 e classificada como Monumento de Interesse Público (MIP) desde 2010, e ainda proceder ao arranjo e ordenamento de todo o espaço envolvente, que se tornará uma das entradas de referência para o Parque das Serras do Porto.

Na mesma reunião, a AM elegeu, sob proposta do Conselho Metropolitano do Porto, a candidata Carlota Ferreira Brás César Teixeira como novo membro da Comissão Executiva Metropolitana.