Assembleia Municipal unânime no Parque das Serras do Porto
publicado a 1 de Março de 2016

A Assembleia Municipal deu, ontem à noite, luz verde à criação da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto. Tal como sucedeu em reunião de Câmara, em meados de fevereiro, a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a proposta que vai desenvolver e concretizar o projeto do Pulmão Verde.

“Este é apenas o primeiro passo”, sublinhou Marco Martins, Presidente do Município de Gondomar, durante a assembleia. “O que aqui vamos votar é o resultado do trabalho que envolveu até hoje dezenas de técnicos de três municípios”, disse, ainda, o Presidente da Câmara, que fez questão de vincar que o Parque das Serras do Porto “é o primeiro projeto metropolitano do País classificado como PIN (projeto de interesse nacional)”.

A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto tem como fim principal a criação e gestão do Parque das Serras do Porto, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre. O Parque das Serras pode, ainda, promover políticas conjuntas de turismo, lazer, animação, formação, emprego, inclusão, sustentabilidade, inovação, competitividade e internacionalização da economia.

Em causa está a utilização sustentável do território, através das suas potencialidades naturais, nas serras de Santa Justa, Pias e Casti(n)çais onde está incluída a área pertencente à Rede Natura 2000 (partilhadas pelos três municípios), mas também nas serras das Flores, Santa Iria e Banjas.