Assinalado o Dia Mundial da Proteção Civil com entrega de 5 mil EPI’s
publicado a 1 de Março de 2021

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Proteção Civil, assinalado a 1 de março, o Município de Gondomar, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, entregou esta tarde cinco mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) às cinco corporações de Bombeiros do concelho (Areosa - Rio Tinto, Gondomar, Melres, São Pedro da Cova e Valbom) e à Delegação de Gondomar - Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa.

«Todos somos Proteção Civil» é o mote da celebração deste ano do Dia Mundial da Proteção Civil. Nesse sentido, à meia-noite, tinha já sido divulgado na Página de Facebook do Município de Gondomar um vídeo ilustrativo das cinco corporações de Bombeiros e da Delegação de Gondomar - Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa, que desafia os mais jovens a tornarem-se voluntários numa destas instituições (veja aqui).

Numa iniciativa conjunta entre a Proteção Civil, o Município de Gondomar, a Delegação de Gondomar-Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa e as cinco corporações de Bombeiros do concelho, o Município não quis deixar passar esta data em branco, num ano que tem sido particularmente difícil para as instituições de socorro, que dependem - em grande parte - de uma massa voluntária e que veem os seus recursos limitados.

Em anos anteriores, o Serviço Municipal de Proteção Civil tem assinalado a data com um conjunto de ações de prevenção e sensibilização e simulacros, realizados durante todo o mês de março e que juntam miúdos e graúdos. Nestas ações destaca-se o papel ativo que as várias valências da Proteção Civil e os cidadãos podem e devem ter na proteção e segurança coletiva, reforçando a ideia de que a Proteção Civil começa em cada um de nós e no nosso comportamento.

Em Portugal, a comemoração do Dia da Proteção Civil tem como principais objetivos a consciencialização para a importância destes operacionais, bem como, a promoção da reflexão e do diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, sem esquecer o papel de cada um de nós, cidadãos, pode desempenhar na comunidade local. A coordenação das comemorações está normalmente a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e de outras entidades agentes do sistema nacional de Proteção Civil.