Avança a intermunicipalização da STCP
publicado a 28 de Agosto de 2019

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, assinou hoje, o Memorando de Entendimento sobre a Intermunicipalização da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

A cerimónia, que decorreu no Museu do Carro Elétrico do Porto, contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, que apresentou a intermunicipalização da STCP como “um excelente exemplo de uma efetiva descentralização e de combate às alterações climáticas”, duas das prioridades do governo na atual legislatura.

Destacando que o investimento no transporte público quadruplicou nos últimos quatro anos, o Primeiro-Ministro deixou ainda claro que, em relação à STCP, o Estado “assume a dívida histórica”, entregando a empresa estabilizada, mas sem se “desresponsabilizar”, já que mantém “o compromisso para a renovação da frota até 2023” e o Programa de Redução Tarifária.

O Memorando de Entendimento para a Intermunicipalização da STCP, assinado entre o Ministério do Ambiente e as câmaras de Gondomar, Gaia, Maia, Matosinhos, Porto e Valongo prevê a entrega da empresa aos municípios, seus novos acionistas, a 1 de janeiro de 2020.