Balanço positivo do último ano de atividade da “Família EPIS”
publicado a 10 de Julho de 2015

A “Família EPIS” debateu ontem, no Museu dos Coches, em Lisboa, os mais recentes resultados da sua atividade. Na presença do Presidente da República, Cavaco Silva, e da Vereadora da Educação, Aurora Vieira, a Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social fez o balanço do último ano, o de maior crescimento de sempre.

Professores e alunos, representantes de instituições públicas e empresas privadas parceiras da Associação EPIS descreveram os resultados de um projeto apostado em reduzir o insucesso e abandono escolar. Em 2014, o projeto alargou-se a mais concelhos – é o caso de Gondomar –, a mais escolas e passou a acompanhar mais alunos.

Trabalhar o sucesso dos jovens é uma obrigação de todos. Em Gondomar, novo membro da família, foram já analisados, em nove estabelecimentos de ensino do Concelho, 359 alunos do 7.º ano. O inquérito, efetuado durante o segundo período do ano letivo 2014/2015, permitiu conhecer a realidade escolar, em termos de risco de insucesso, a quatro dimensões (aluno, família, escola e território), e identificar os alunos com risco de insucesso escolar para poderem ser acompanhados pelo projeto EPIS.

Através do protocolo estabelecido com a Associação EPIS, o Município disponibiliza acompanhamento através de mediadores educativos, da equipa multidisciplinar de apoio, bem como visa envolver a família num compromisso para o sucesso dos seus filhos.
Pretende-se, agora, que o projeto possa avançar com a participação mais ativa das empresas e cidadãos, que numa perspetiva de voluntariado ativo e responsabilidade social se revejam na causa do sucesso das nossas crianças e jovens como fator de desenvolvimento de Gondomar e do País.