Caldo de Nabos 2014 em curso até 12 de outubro
publicado a 19 de Setembro de 2014

Está oficialmente apresentado o XXIII Festival Gastronómico Caldo de Nabos. Aconteceu ontem à tarde, na Casa Branca de Gramido, em Valbom, numa sessão que contou com as presenças do Presidente do Município, Marco Martins, do Vice-Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte, Jorge Magalhães, e vários membros do Executivo, entre outras individualidades.

Com o Rancho Folclórico de Gondomar (S. Cosme) a exibir do que de mais tradicional há em Gondomar, o “Caldo de Nabos 2014”, que se prolonga até ao próximo dia 12 de outubro, é uma boa montra da riqueza da gastronomia do Concelho e apresenta um cartaz com 20 restaurantes que vão a concurso e se comprometem a incluir na abertura dos seus menus um caldo de nabos, antes de um bacalhau assado, cabrito assado ou vitela assada. A refeição pode ser encerrada com uma sobremesa de noz.

A importância da gastronomia no contexto da oportunidade turística que se coloca a Gondomar foi precisamente sublinhada por Jorge Magalhães, numa breve intervenção que antecedeu a de Marco Martins, que referiu a importância da descentralização nas Festas do Concelho em curso.

Além de preservar e valorizar a gastronomia como identidade cultural – que torna Gondomar um Município com forte atratividade turística –, a Câmara Municipal pretende ainda dinamizar o tecido sócio-económico local, diversificando a oferta.