Câmara adquiriu cavalete de S. Vicente
publicado a 17 de Maio de 2016

A Câmara Municipal de Gondomar assumiu a propriedade de vários prédios no perímetro do complexo mineiro de São Pedro da Cova, incluindo o cavalete do Poço São Vicente, classificado em 2010 como monumento de interesse público. Na reta final de uma hasta pública em que o Município exerceu, pela primeira vez, o direito de preferência, a Autarquia salvaguardou o património histórico em sintonia com uma velha aspiração da população local.

Nos próximos dois meses, a Câmara Municipal de Gondomar irá vedar o acesso público às zonas adquiridas, numa área superior a 2300 metros quadrados, de modo a limitar eventuais ações de vandalismo numa zona, já de si, muito degradada.

O Município pretende, ainda, reunir os projetos apresentados nas últimas décadas para o aproveitamento e utilização daquela zona, definindo depois um caminho no qual, inevitavelmente, terá de contar com apoio do Governo.