Câmara antecipa desmantelamento de ponte velha sobre o rio Sousa
publicado a 10 de Fevereiro de 2016

A Câmara Municipal de Gondomar antecipou para hoje o início do desmantelamento da antiga ponte sobre o rio Sousa, na sequência da queda de parte da infra-estrutura ocorrida esta madrugada.

A antiga travessia na freguesia da Foz do Sousa, que em determinados períodos do ano chegava a ficar submersa, foi colocada fora de serviço em 2008, ano em que foi inaugurada uma nova ponte, com outro perfil, numa cota mais elevada e também mais larga.

Associada à antiga ponte existia uma conduta de saneamento das Águas de Gondomar, cabos telefónicos, uma conduta das Águas do Porto (entretanto desativada) e medidores técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente (que foram retirados no passado 5), entidades que entretanto já tinham sido notificadas da decisão de desmantelamento da antiga travessia.

Com a queda da travessia, a conduta de saneamento partiu e os cabos telefónicos mantêm-se operacionais.

A Câmara Municipal de Gondomar já tinha decidido desmantelar a antiga ponte e o início dos trabalhos estava marcado para a próxima segunda-feira, dia 15. Face ao colapso de parte da infra-estrutura, a Autarquia antecipou o início da operação, que deverá prolongar-se por cerca de duas semanas.

A pedido da Câmara Municipal, a empresa Águas de Gondomar está a implementar uma solução provisória, através de um sistema de bombagem, que impeça a descarga direta do efluentes, embora o número de clientes ligados à rede pública de saneamento, naquele local, seja reduzido e de impacto ambiental mínimo.