Câmara aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2021
publicado a 22 de Abril de 2022

O Relatório de Gestão e Documentos de Prestação de Contas do ano de 2021 do Município de Gondomar foi aprovado hoje, com os votos contra do PSD e da CDU, em reunião de Câmara Municipal.

Em 2021, o endividamento da Câmara Municipal de Gondomar encontra-se reduzido para o valor de 65 milhões de euros (uma redução superior a 10 milhões de euros face ao ano anterior e largamente abaixo do limite legal), o que confere à autarquia uma margem de endividamento de 45 milhões de euros.

Esta redução do endividamento revela-se particularmente significativa num ano em que a situação pandémica exigiu um esforço acrescido ao nível de apoios sociais e outros gastos aplicados no combate à pandemia por COVID-19.

Ao nível de investimentos estruturantes para o concelho, em 2021, destacam-se ainda as obras de construção da Via Nordeste e da Via Estruturante Norte/Sul, a aposta na Rede Concelhia de Parques Urbanos (com os parques urbanos de São Cosme, ribeira da Archeira e Fânzeres-São Cosme) e a continuação do Apoio ao Associativismo (traduzido em mais de um milhão e meio de euros). Ainda assim, o Município de Gondomar fechou as contas de 2021 com saldo orçamental positivo.

O documento vai agora ser remetido à Assembleia Municipal para discussão e votação.