Câmara aprova requalificação da Escola Básica de São Pedro da Cova
publicado a 19 de Dezembro de 2018

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou hoje, por unanimidade, em reunião ordinária, o projeto de requalificação da Escola Básica de São Pedro da Cova, que prevê o investimento de 840 mil euros neste equipamento de ensino.

O investimento na requalificação do parque escolar, através de um conjunto de intervenções em sete escolas básicas do concelho, é uma das apostas da Autarquia. Só nas escolas básicas de São Pedro da Cova, Infanta Dona Mafalda e de Valbom, por exemplo, serão investidos quase 2 milhões de euros, que contarão com financiamento ao abrigo do Pacto de Desenvolvimento de Coesão Territorial (PDCT) da Aérea Metropolitana do Porto.

O PDCT é um instrumento de programação dos investimentos das Áreas Metropolitanas para os seus territórios, com vista ao financiamento por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no período 2014-2020 da Política de Coesão. Os PDCT suportam-se no quadro de referência estratégica estabelecida pela Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT). O PDCT e a EIDT constituem os elementos-chave de um Investimento Territorial Integrado, permitindo a conjugação de investimentos de diversos eixos prioritários e de diversos programa operacionais para fins de intervenção multidimensional ou intersectorial.

Tarifário de resíduos sólidos mantém o valor
A Câmara Municipal aprovou, também, o tarifário de resíduos urbanos para 2019, que prevê a manutenção do valor das taxas de resíduos sólidos, abdicando o Município de uma receita de meio milhão de euros.

A manutenção do valor destas taxas serve também como um incentivo para a adesão dos consumidores finais aos novos projetos, nomeadamente a recolha seletiva de resíduos, recompensando de uma forma geral os gondomarenses pelo seu contributo no cumprimento das metas estabelecidas.