Câmara homenageia Jorge Sampaio e aprova Programa CED
publicado a 16 de Setembro de 2021

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, hoje, a atribuição do nome de Jorge Sampaio ao troço da Via Estruturante Norte-Sul, compreendido entre o Caminho das Donas, junto ao Estádio Sport Clube de Rio Tinto e a Rua das Cavadas, em Baguim do Monte.

Figura ímpar na história do país, o antigo Presidente da República, falecido na passada sexta-feira, dia 10 de setembro, foi "um exemplo na vida política e na luta pela Democracia". Com esta atribuição o Município pretende materializar uma justa e sentida homenagem a Jorge Sampaio.

Nesta, que foi a última reunião do atual mandato, foi também aprovada a proposta do Executivo para a implementação do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) nas cerca de 40 colónias de gatos identificadas no concelho de Gondomar.

A existência de um elevado número de gatos errantes não esterilizados em várias zonas do concelho, além de prejudicial ao seu próprio bem-estar, pode causar distúrbios no espaço público, associados à sua elevada reprodução, como problemas ligados a ruídos e odores. Assim, o Programa CED tem como objetivo controlar e reduzir o número de gatos errantes assilvestrados e os focos de insalubridade no concelho, garantindo um maior controlo sanitário das populações felinas e contribuindo para um maior sentimento de segurança pública.

O Programa, levado a cabo pelo Município de Gondomar, contará com a estreita colaboração de duas associações zoófilas - a Associação Animais de Rua e a Associação Causas de Caudas -, por meio de um Protocolo de colaboração assinado entre as três partes.