CED 2017: rede de infraestruturas, investimento público e privado
publicado a 9 de Dezembro de 2015

Apesar das lógicas de investimento e da situação financeira do país terem sofrido constrangimentos nos últimos anos, isso não tem impedido a modernização, recuperação e a construção de espaços e de instalações desportivas por parte da autarquia, onde se pode citar a título de exemplo: requalificação de vários pavilhões desportivos, a requalificação do Complexo Desportivo de Valbom e construção da pista de atletismo, e ainda mais três relvados sintéticos em Gens, S. Cosme e Rio Tinto (1.300.000€), a construção de ciclovias para utilização da população e a construção de um recinto desportivo de areia para a prática de voleibol/futevolei de praia (40.000€).

No âmbito do Acordo de Cooperação do Pulmão Verde do Conselho Metropolitano do Porto, estabelecido entre os municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, prevê-se a construção de caminhos/trilhos pedestres nas serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas e a criação de uma escola de escalada na Serra do Castiçal.