Celebrar o Dia Mundial da Árvore na Foz do Sousa
publicado a 17 de Março de 2016

Está na reta final a época de plantação e, por isso, aproveitamos a celebração do Dia Mundial da Árvore, no próximo dia 21, para plantar na União de Freguesias de Foz de Sousa e Covelo e União de freguesias de Medas e Melres mais 1418 árvores com apoio da Portucalea- Associação Florestal do Grande Porto, comunidade jovem voluntários e Associações locais.

Sem árvores não existe futuro. Por isso, a Câmara Municipal de Gondomar aderiu em 2011, ao projeto FUTURO – projeto das 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto, liderado pela equipa do CRePorto-Universidade Católica do Porto, Área Metropolitana do Porto e municípios associados, nomeadamente, Arouca, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, S. João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo e Vila do Conde, que são os motores da iniciativa, intervindo em áreas de gestão pública, e estabelecendo protocolos com os privados, bem como parcerias com as associações florestais, no nosso caso, a Portucalea, que gere a equipa de sapadores florestais e apoia na preparação de terrenos, plantação e manutenção. Muitas outras entidades fazem parte desta rede.

Com este projeto pretendemos informar e formar os cidadãos sobre a importância de criar floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas, ao longo das linhas de água, em áreas urbanas e em montes e serras. Para tal concretizamos muitas outras ações de sensibilização com o público e escolas, bem como workshops técnicos sobre esta temática.

Entre outubro de 2011 até hoje, no âmbito do FUTURO-projeto das 100 mil árvores, foram plantadas 63.570 árvores nativas (espécies portuguesas) na Área Metropolitana do Porto, em 280 ações de plantação de plantação e 9.285 participações de voluntários. Gondomar plantou 13 mil árvores nas faixas de gestão de combustível do município, linhas de água e em terrenos cujos proprietários demonstraram interesse em reflorestar com autóctones.

E, afinal, o que plantamos? Carvalhos, sobreiros, amieiros, castanheiros, freixos, loureiros, medronheiros, ulmeiros e pinheiros-mansos, entre outras.

A nossa próxima ação de plantação está agendada para o dia 21 deste mês, entre as 10 e as 13 horas, na Foz do Sousa.

Após a inscrição enviaremos recomendações, coordenadas geográficas e outras informações para o seu email.