Centro de Vacinação Municipal de Gondomar encerra com mais de 400 mil inoculações
publicado a 11 de Janeiro de 2023

A vacinação contra a COVID-19 arrancou em Gondomar no dia 5 de fevereiro de 2021, sendo o Multiusos de Gondomar a sede do primeiro Centro de Vacinação Municipal do país. Desde então e até ao encerramento no final de 2022, foram administradas 413.187 doses de vacinas contra a COVID-19 e a gripe sazonal.

No conjunto das inoculações, assegurada por profissionais do ACES de Gondomar, 385.001 foram destinadas ao combate à infeção por COVID-19, enquanto que 28.186 destinaram-se à vacinação contra a gripe.

Em praticamente dois anos de operação, a vacinação contra a COVID-19 foi uma prioridade para o Município. Além de ter contado com a cedência do espaço no Multiusos de Gondomar, foram também disponibilizados recursos humanos da autarquia para o Centro de Vacinação que ficaram responsáveis pela logística e limpeza do espaço.

Em outubro de 2021, e como forma de agradecimento a todos os envolvidos neste complexo processo logístico, o Município homenageou os cerca de 500 profissionais envolvidos na vacinação, entre pessoal médico e de enfermagem, elementos das forças de segurança e das corporações de bombeiros e recursos humanos da autarquia.

Com o encerramento das instalações, a vacinação contra a COVID-19 e a gripe continuará a ser realizada nas Unidades de Saúde do concelho mediante agendamento local.