Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal celebra quinto aniversário
publicado a 12 de Setembro de 2018

Foi com um programa de atividades diversificado, da música ao arborismo, da parede escalada aos insufláveis, passando pelo espetáculo “Musicando com o Ambiente” ou o “sunset” canino, que 300 crianças e jovens marcaram presença, hoje, no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Quinta do Passal para assinalar a passagem do seu quinto aniversário. Foi mais uma iniciativa de divulgação junto do público das diversas valências que o espaço possui, abrindo mais novamente as suas portas para um dia de atividades gratuitas para famílias e grupos locais convidados, dinamizado com o apoio de alguns dos parceiros que integram o  programa educativo do CEA ao longo do ano.

Inaugurado a 12 de setembro de 2013, o CEA da Quinta do Passal está instalado numa antiga quinta agrícola inserida no núcleo histórico de Gramido, em Valbom, e com uma localização estratégica junto ao rio Douro, confinando com a via pedonal do Polis Gondomar.

Equipamento ao serviço da comunidade, é hoje um exemplo na política ambiental do concelho, salientou José Fernando Moreira, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar. “Oferecemos hoje um espaço propício à sensibilização para comportamentos ambientais sustentáveis, onde os cidadãos podem encontrar um circuito de arborismo, um parque de merendas, um sistema público de utilização gratuito de bicicleta e o Centro de Aprendizagem e Reabilitação Comportamental Animal de Gondomar. Adicionalmente, temos ainda 58 talhões de agricultura biológica, ocupados com culturas de subsistência. São estas as razões para termos atingido, à data de hoje, os 15 mil visitantes no Centro”, explicou José Fernando Moreira.

O CEA da Quinta do Passal promove ainda um plano de educação ambiental, através da realização de oficinas, exposições e ações de formação, que convidam as famílias e público em geral a aprender e aplicar as boas práticas ambientais.

A Quinta do Passal recebeu, só no ano em curso, 15 mil visitantes, nos quais estão incluídas as escolas, tanto do concelho como da Área Metropolitana do Porto, que ao longo do ano letivo visitaram e participaram no Plano de Educação Ambiental (PEA) de Gondomar. O PEA da Quinta do Passal é divulgado às escolas no início de cada ano letivo com atividades em todas as valências ambientais, água, resíduos, energia, alterações climáticas, biodiversidade e agricultura biológica, mostrando aos visitantes o património da Quinta e do concelho de Gondomar. Integrado no horário da componente letiva, o CEA da Quinta do Passal recebe, também, grupos do movimento associativo concelhio, nos quais se incluem as IPSS e seus utentes com necessidades educativas especiais.